sexta-feira, 15 de abril de 2011

BR-319 - DESMATAMENTO À VISTA X PROGRESSO À VISTA

  Vista Aérea da  BR-319. (Foto:Arquivo pessoal, 30/05/2010).

     Ao ler e assistir reportagens sobre, “Desmatamento à Vista”, de  diversos meios de comunicação sobre os prejuízos que podem  ser causados ao Meio Ambiente por conta da pavimentação da BR-319, entre os quais  “desmatamentos nunca antes visto no Estado do Amazonas” e “aumento das doenças tropicais”, voltei um pouco ao passado e fiquei imaginando algumas conversas em tempos atrás:
    - Por que a construção de navios, carros e aviões? Afinal de contas esses meios de transportes poderão tirar a vida de muitas pessoas em terríveis acidentes.
    - Por que construirmos hospitais? Tantos doentes reunidos em um só lugar dentro da cidade poderiam causar uma epidemia “nunca antes vista” em toda região.
    Essas e muitas outras perguntas podem ter sido ser feitas. É claro que o caso em questão é bem diferente! SIM! É diferente! Mas por que não pensarmos (e isso também é muito importante!) nos benefícios que a pavimentação da BR-319, pode nos trazer?! Por que não pensarmos no PROGRESSO?! Por que as reportagens não mostram os “dois lados da moeda”?!
    A questão a ser abordada deveria ser: “Quais políticas públicas poderão ser instituídas a fim de mantermos o meio ambiente conservado após a pavimentação da BR-319”? E não, se a BR-319 deve ser pavimentada ou não? Por que não criarmos áreas de conservação ambiental ao longo da BR? Por que não instituirmos políticas de manejo sustentável (uso consciente da floresta) com os moradores da região, mostrando que a “floresta em pé” vale muito mais?!  Por que não monitorarmos a floresta via satélite?  E os empregos que poderiam ser gerados para a comunidade, como o de fiscal (precisaríamos de muitos, “bem treinados e bem remunerados”)?! Simples postos da Polícia Rodoviária Federal em cada extremidade da BR e em alguns trechos estratégicos poderiam fiscalizar caminhões que passassem carregados de madeira. Essas e muitas outras possibilidades existem.
    As reportagens mostram ainda (como uma ameaça ainda maior ao meio ambiente) os municípios que poderiam ser interligados, direta ou indiretamente, através da BR-319, como Borba, Novo Aripuanã, Manicoré, Tapauá, Tefé e Coari. Quantos amazonenses poderiam ser beneficiados? Quantos teriam a opção de escolher entre viajar em condições precárias de higiene e  segurança nos barcos (não em todos é claro), ou viajar pelas estradas? Através de um ônibus ou de seus próprios carros chegariam à capital ou em outros estados do país! Será que o ser humano tornou-se menos importantes que árvores? Citando o saudoso Senador Gilberto Mestrinho, “Vou combater sempre os ecoxiitas (...). O Brasil trata árvore como indiano trata vaca.” Não que a mata deva ser derrubada, mas há diversos meios de aliarmos desenvolvimento e conservação ambiental! Ou não estamos no tempo do desenvolvimento sustentável? A NECESSIDADE DA PAVIMENTAÇÃO DA BR-319 É URGENTE! Basta um pouco mais de vontade de nossos governantes, os mesmos que durante as campanhas políticas nos mostram as reportagens das verbas que foram liberadas para pavimentação da BR e que quando eleitos passam quatro anos discutindo sobre a pavimentação ou não da mesma, os mesmos governantes que também estão mostrando que podem ser bons políticos, como no caso de alguns dentre vários projetos que podem até ser citados como: BOLSA-FAMÍLIA (Ex-Presidente Lula), CONSTRUÇÃO DOS PORTOS, nos municípios do Amazonas (Ex-Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento) PROSAMIN (Ex-Governador e atual Senador Eduardo Braga). É preciso consciência de que o povo amazonense já está “cheio” de tantas promessas e precisa se ligar ao restante do país por via terrestre, afinal de contas já estamos no século XXI! E o Amazonas, em termos de ligações por via terrestre, parece continuar em alguns séculos atrás. QUEREMOS A BR 319 JÁ!

“As pessoas fariam muitas coisas boas se não julgassem tantas coisas impossíveis.”

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, gostei de todas as reportagens.
    Discurso hipócrita esse da preservação ambiental. Seus defensores não deveriam fazer uso de carros, aviões e nem tampouco viverem na cidade usufruindo de confortos que degradam a natureza, como até mesmo os resíduos do creme dental (afinal quem se preocupa com isso!?). Se fossem honestos viveriam de forma frugaz no meio da floresta.

    ResponderExcluir